Desde 2003, com Como Estão Vocês?, o Titãs não lançava um álbum de inéditas. Agora em 2009, o grupo resolveu retornar aos estúdios com Sacos Plásticos, 16º álbum do grupo e o primeiro sob a batuta do produtor Rick Bonadio. E o show hoje (19), no Citibank Hall, mostrou aos fãs as novas composições do grupo em clima de celebração de uma carreira que começou nos anos 80 e hoje tenta renovar seu público e manter sua identidade musical.

Quem esperava ver no palco alguns dos elementos que distinguem o álbum Sacos Plásticos dos demais trabalhos dos Titãs, como o flerte com alguns ritmos eletrônicos, não encontrou nenhuma inovação. Apesar de tecnicamente impecável e com os músicos da banda mostrando uma sincronia exemplar – principalmente para quem tem um histórico de desentendimentos tão conhecido –, a banda não trouxe nenhuma novidade, apoiando seu repertório em hits antigos e nos arranjos tradicionais das canções, que os fãs antigos não tiveram nenhuma dificuldade para reconhecer.

Pode ter faltado inovação, mas nem a banda nem o público permitiram que o show fosse monótono. Mesmo que a disposição do Citibank Hall obrigasse que a platéia ficasse sentada, não foi o que aconteceu: bem antes do bis, já era possível ver uma multidão se acotovelando grudada no palco para conseguir tocar em Branco Mello, Charles Gavin, Paulo Miklos, Sérgio Britto e Tony Bellotto. E os músicos aproveitaram para atiçar o público, pedindo a todo momento a participação dos fãs nas músicas.

No repertório da noite, estiveram as canções Amor Por Dinheiro, AA UU, Diversão, Bichos, Flores, A Estrada, Pulso, Antes de Você, Epitáfio, Vossa Excelência, Porrada, Delícia, Disneylândia, Go Back, Porque Eu Sei Que É Amor, Cabeça Dinossauro, Deixa Eu Entrar, Sacos Plásticos, A Melhor Banda, Homem Primata, Sonífera, Lugar Nenhum, Aluga-se, Quem Vai Salvar o Mundo, Pra Dizer Adeus, Martin e Televisão.

Embora a platéia do show do Titãs tenha se mostrado muito mais animada e disposta a loucuras do que muitos fãs de grupos adolescentes, é inegável que o público, assim como a banda, envelheceu. E que, ao menos a partir de seu álbum mais recente, Sacos Plásticos, o grupo ainda não conseguiu conquistar de vez o público jovem – mesmo que a sonoridade do álbum e a produção de Rick Bonadio tentem trazer a herança musical dos Titãs para as novas gerações.

Muito após o término do show, que durou cerca de duas horas, os fãs ainda se amontoavam em frente ao backstage para tentar conseguir ao menos um vislumbre do quinteto. Prova de que o grupo conseguiu agradar aos fãs presentes na casa, que voltaram para casa satisfeitos por terem ouvido diversos hits do grupo apresentados com apuro técnico, competência e animação.


int(1)

Titãs não inova, mas conquista o público com apresentação tecnicamente impecável