“Orçamento Público e Cidadania” é o tema da exposição que poderá ser visitada na Biblioteca Victor Civita, no Memorial da América Latina, a partir de segunda-feira, dia 10 de maio. A mostra tem 50 banners produzidos por alunos de Ciências Contábeis da Universidade Nove de Julho (UNINOVE), com informações sobre receita e despesas de diversos municípios do Estado de São Paulo.

“Durante dois anos, alunos da UNINOVE já haviam produzido pesquisas de fluxo de caixa do orçamento público e eles eram expostos dentro da própria universidade. Agora, decidiram revelar seus projetos em formato de exposição, para conscientizar os cidadãos sobre a divisão desses valores”, diz Otacílio de Morais Souza, coordenador do curso de Ciências Contábeis.

Souza espera que os frequentadores da biblioteca e os visitantes da mostra passem a refletir mais sobre o exercício da cidadania e seu direito de acesso a informações do orçamento público. Os temas tratados pelos alunos na pesquisa foram saúde, cultura, lazer e esporte, educação, meio ambiente e gastos com Câmara Municipal.

Os principais objetivos da iniciativa são permitir que visitantes da biblioteca tenham acesso aos banners com a receita dos municípios paulistas, levar a público os principais pontos de gastos do orçamento e mostrar aos cidadãos paulistanos a importância dessas informações na reivindicação de seus direitos, assim como a distribuição dos recursos públicos.

Wladimir Viveiro, professor do curso de Ciências Contábeis da UNINOVE, explica que oito turmas, divididas em 90 grupos, escolheram os municípios pesquisados em todo o Estado, nas regiões do Vale do Paraíba, Litoral e Grande São Paulo. As informações contidas nos banners foram colhidas e depois dispostas de acordo com o critério de criatividade de cada grupo. “Os dados são alarmantes. Para a cultura, são destinados apenas alguns centavos por mês, enquanto que os vereadores têm um subsídio de mais de R$ 30 mil mensais”, exemplifica.

A mostra “Orçamento Público e Cidadania” terá abertura oficial no dia 12 de maio, às 20h. Além dos professores Wladimir Viveiro e Maurício de Oliveira, do corpo docente do curso de Ciências Contábeis da UNINOVE, a solenidade terá uma palestra de Valmir Leôncio da Silva, agente de fiscalização do Tribunal de Contas do Município de São Paulo e coordenador técnico da Escola Superior de Gestão e Contas Públicas “Conselheiro Eurípedes Sales”.


int(1)

Uninove promove exposição sobre Orçamento Público e Cidadania no Memorial da América Latina