Nas últimas semanas foram anunciados dois novos serviços de busca, o Wolfran Alpha, criado pelo cientista Stephen Wolfram e o Bing, da Microsoft. Os dois entram no mercado como fortes concorrentes do Google, pois disponibilizam ferramentas diferenciadas de busca que facilitam a vida do usuário.



O Wolfran Alpha é um software de matemática que dá respostas no lugar de links. Por exemplo, se você procura por São Paulo, o buscador irá mostrar os dados geográficos da cidade, número de habitantes, clima, localização por satélite… E só. A resposta pode ser salva em PDF e comparada com outras pesquisas. Pode-se fazer também cálculos dentro dele.



Já o Bing tem sido apresentado pela Microsoft como uma “ferramenta de decisão”, não simplesmente de busca, uma vez que procura “entender” o que o usuário procura. Por exemplo, se você deseja fazer comprar online, o Bing mostra comparações de preços e de modelos.



O Wolfran Alpha já está disponível, mas ainda é praticamente impossível fazer pesquisas em português. Já o Bing começará a operar dia 3 de junho, próxima quarta-feira.



Quanto mais específico melhor



Com a internet cada vez mais gigantesca – hoje já são mais de 1 trilhão de sites – fica cada vez mais complicado encontrar a informação precisa que você procura. Nisso o Google perde pontos em relação a seus dois novos concorrentes, uma vez que sua busca é bastante ampla.



Serviços de busca menores e mais especializados podem ser uma alternativa à vastidão dos buscadores gigantes. Existem sites onde é possível encontrar apenas imagens, ou músicas, ou redes sociais, por exemplo. O resultado acaba sendo mais garantido e o tempo que você demora para acha o que precisa, muito mais curto. Pra te ajudar a otimizar sua busca, listamos 10 sites que facilitam a vida:



Like: Sistema de buscas para compras online que se baseia em imagens. É possível encontrar produtos a partir de fotos, modelos ou cores. Ideal para encontrar lojas que vendem um acessório que você deseja, ou então uma roupa que você só viu em fotos. Infelizmente, por enquanto só lojas nos EUA podem ser pesquisadas.


 


Kayak: Serviço de busca especial para quem quer viajar. Traz ofertas de vôos, hotéis, aluguel de carros, dá dicas turísticas e fala das histórias dos locais a ser visitados.



Finding dulcinea: Funciona como uma biblioteca online e compila para os leitores informações sobre um tópico. Por exemplo, se você procura por esportes, o site informa onde comprar ingressos para jogos, blogs de esportes, lojas onde comprar equipamentos, entre outros. 


 


Kosmix: Busca conteúdo por tópicos. Quando você procura por um determinado artista, por exemplo, o site mostra o ano em que a pessoa nasceu, a melhor definição encontrada na web sobre ela, uma breve descrição e fotos e vídeos em que o artista aparece. O layout da página é bem claro, com um painel onde estão os vídeos, fotos, notícias, opiniões, comunidades e links referentes ao assunto.


 


Avvo: Site especializado em questões jurídicas. Nele, advogados dão consultoria e o usuário também pode encontrar guias legais, conselhos e contato de profissionais.


 


Hype Machine: Serviço muito legal para buscar músicas. Compila blogs e sites que disponibilizam faixas em MP3.


 


We Heart It: Site desenvolvido por um brasileiro para encontrar e organizar imagens. Para usar, você se cadastra e adiciona o botão “We Heart It” à sua lista de favoritos. Aí, sempre que encontrar alguma foto interessante na web, poderá compartilhar a foto pela rede com quem você quiser.


 


Popurls: Compila os assuntos que mais tiveram destaque na rede durante o dia, de acordo com endereços como Delicius, Digg, Reddit, entre outros.


 


Nizmlab: Alternativa ao YouTube, para compartilhamento de vídeos.


 


Gist: Conecta sua caixa de e-mail com conteúdos da web, procurando notícias e informações sobre os seus contatos em redes sociais, blogs e veículos de mídia. Legal para empresas descobrirem mais sobre clientes e parceiros.


 


Rapidlibrary: Mecanismo de busca para encontrar arquivos rapidshare.

Sem mais artigos