Considerado um dos favoritos na briga pelo título da Copa Libertadores, o Vélez Sarsfield está fora da competição, mesmo com a vitória sobre o Chivas Guadalajara por 2 a 0, nesta terça-feira, pelas oitavas de final.

O time mexicano, que venceu em casa por 3 a 0 na última semana, chegou à Argentina podendo perder por uma diferença de dois gols. Sofreu, principalmente no fim do jogo, mas conseguiu.

Classificado, o Chivas agora aguarda o vencedor do confronto entre Once Caldas e Libertad. O primeiro jogo, na Colômbia, terminou em 0 a 0. A segunda partida acontece nesta quinta, em Assunção.

Precisando do resultado e apoiado por sua torcida, que lotou o estádio, o time argentino partiu para cima e botou pressão desde o apito inicial do brasileiro Wilson Seneme.

Logo aos três mintos, o Vélez – que completa 100 anos em 2010 – inaugurou o marcador, gol do uruguaio Santiago Silva, ex-Corinthians, de cabeça.

Empolgada, a torcida argentina empurrou o time, que continuou buscando a ampliação do placar durante todo o primeiro tempo. Entretanto, o gol não saiu.

No segundo tempo, o panorama não se alterou. Com desvantagem de dois gols, graças ao placar da partida anterior, o Vélez encurralava o Chivas em seu campo de defesa.

O segundo gol, porém, só saiu aos 44 minutos, por intermédio de Rolando Zárate. A partir daí, foram cinco minutos de acréscimos e muita pressão dos argentinos.

A grande área do Chivas ficou congestionada, com praticamente todos os jogadores, de ataque e de defesa, posicionados para marcar ou evitar o gol, que acabou não saindo.

Os mexicanos, que entraram na competição como compensação pela eliminação devido à epidemia de gripe A no ano passado, tentam pelo menos repetir as boas campanhas de 2005 e 2006, quando chegaram às semifinais e foram eliminados por Atlético-PR e São Paulo, respectivamente.

Independente do adversário, o Chivas fará o primeiro jogo das quartas de final em casa, na próxima semana. A seguir, viaja para a Colômbia ou para o Paraguai.


int(1)

Vélez luta e vence o Chivas, mas está fora da Libertadores