Única competição do Brasil a reunir clubes dos 26 estados, a Copa do Brasil, que atualmente é disputada por 64 equipes, é o torneio mais imprevisível do território nacional. Tanto que volta e meia um clube considerado pequeno, chamado de zebra na linguagem “futebolística”, surpreende as principais forças do país e acaba faturando o título.

O Portal Virgula separou as principais “zebras” da história da Copa do Brasil, disputada pela primeira vez em 1989 e conquistada pelo Grêmio. Confira:

1991 – Criciúma: Campeão invicto da Copa do Brasil daquele, o Criciúma, comandado por ninguém menos que Luis Felipe Scolari, foi a primeira zebra da história da competição.
 
1994 – Ceará: Apesar de ficar com vice-campeonato em 1994, o Ceará foi a grande atração da competição, eliminando clubes tradicionais do futebol brasileiro.

1999- Juventude: O surpreendente time do Rio Grande do Sul derrotou o Botafogo na decisão e sagrou-se campeão do torneio que tinha Palmeiras e Internacional como os grandes favoritos. Mais uma zebra da Copa do Brasil.

2002 – Brasiliense: Assim como o Ceará em 1994, o Brasiliense de 2002 foi a zebra da Copa do Brasil. Em uma decisão polêmica contra o Corinthians, o clube candango acabou ficando com o vice-campeonato.

2004 – Santo André: Podemos considerar o Ramalhão a maior zebra da história da Copa do Brasil. O time comandado por Péricles Chamusca calou o Maracanã ao derrotar o Flamengo por 2 a 0 e ficar com o título nacional.

2005 – Paulista: Repetindo o feito do Santo André, o Paulista de Jundiaí foi outra zebra do interior de São Paulo que derrotou um grande do Rio de Janeiro na final. O alvo da vez foi o Fluminense.

2007 – Figueirense: Mesmo sendo vice-campeão da Copa do Brasil de 2007, o time do Figueirense também pode ser considerado uma zebra da competição. Apesar da derrota para o Fluminense na decisão, a equipe de Santa Catarina foi a grande surpresa do torneio.

2008 – Sport: Derrotado pelo Corinthians na primeira partida da decisão, por 3 a 1, o Sport surpreendeu a todos ao reverter o placar na Ilha do Retiro e ficar com o título da Copa do Brasil de 2008.

2010 – ???: Este ano a competição conta com grandes times considerados favoritos ao título, como é o caso de Vasco, Palmeiras, Fluminense, Grêmio, Atlético-MG e Santos. Porém, as zebras podem dar as caras como em edições anteriores. Corinthians-PR, Vitória-BA, Atlético-GO, Portuguesa, Avaí-SC e Guarani são os candidatos. Alguma aposta?


int(1)

Zebras da Copa do Brasil, o campeonato nacional mais surpreendente do país

Sair da versão mobile