A tempestade de neve que castiga a Alemanha, desde sábado (9), forçou o cancelamento de voos em vários aeroportos, principalmente no de Frankfurt, e a interrupção de algumas linhas de trem, neste domingo (10).



Após suspender ontem 250 voos, o aeroporto de Frankfurt cancelou outros 60 devido às fortes nevascas, enquanto em outros, como os de Munique, Berlim e Hamburgo, as saídas seguem com atrasos.


Vários trens, entre eles o que liga Stralsund e Berlim, tiveram que para na metade do trajeto à espera de que o temporal retroceda.



Os estados de Schleswig-Holstein e Meckleburg-Antepomerania suspenderam as aulas de amanhã pela nevasca. No Mar Báltico, ondas de mais de 6 metros ameaçam os diques de Luebeck.



Enquanto ontem as zonas mais afetadas foram o oeste e o sul da Alemanha, o temporal é hoje mais intenso no nordeste do país, no estado federado de Meckelburg-Antepomerania, e no Báltico, onde ilhas como Fehmara estão sofrendo cortes no fornecimento elétrico.



Em cidades como Kiel e Luebeck, a camada de neve se aproximou de um metro e meio de altura.


As equipes de emergência dedicaram várias horas hoje para resgatar as 200 pessoas que passaram a noite retidas na rodovia A20 nesse mesmo estado devido à nevasca.



Os veículos, entre eles 50 carros de passeio, um ônibus e 12 caminhões, ficaram quase totalmente cobertos pela neve.
Também no estado de Schleswig-Holstein, no norte do país, foram fechadas estradas por causa da neve.



Os serviços meteorológicos esperam que a nevasca perca força nas próximas horas e que abandone Alemanha a partir de amanhã.
Um jovem de 25 anos morreu esta noite em um acidente em Uebach-Palenberg (oeste) depois que dois veículos colidiram por causa do gelo na pista.


int(1)

Nevasca suspende voos e bloqueia ferrovias na Alemanha