O Pac-Man disponibilizado pelo Google em sua página principal “engoliu” quase cinco milhões de horas de trabalho e produtividade no último dia 21 de maio.

Segundo um levantamento da empresa de tecnologia Rescue Time, a versão comemorativa de 30 anos do game japonês aumentou mais de três vezes o tempo de visitação no maior site de buscas do planeta.

Em média, cada usuário realiza 22 buscas por dia no Google. Cada uma delas dura cerca de 11 segundos. Mas, ao utilizar o logotipo jogável do Google Pac-Man, o tempo perdido para cada pesquisa no sistema aumentou para 36 segundos. As estimativas foram baseadas no monitoramento de 11 mil usuários.

Ao ampliar a amostra para os 504 milhões de visitantes únicos que utilizam diariamente o Google, o tempo extra gasto em cada visita somou 4,8 milhões de horas – o equivalente a 549 anos.

Financeiramente, o prejuízo estimado (de acordo com a média salarial nos Estados Unidos) foi de US$ 120 milhões – ao levar em conta que as pessoas recebem cerca de US$ 25 por hora de trabalho.

Apesar de reclamações dos empregadores, muita gente gostou de dar uma “escapadinha” do trabalho e relembrar os velhos tempos do “come-come”. Diante desse fenômeno, o Google decidiu manter a página de homenagem ao jogo. Quem quiser brincar antes de fazer uma pesquisa só precisa acessar o endereço google.com/pacman.

Enquanto isso, o mundo aguarda a próxima [e inteligente] iniciativa da empresa criada por Sergey Brin e Larry Page…


int(1)

Pac-Man no Google "engole" quase 5 milhões de horas de trabalho no mundo