Os dados oficiais sobre o Produto Interno Bruto dos Estados Unidos divulgados nesta sexta-feira (29) comprovam que a maior economia do mundo ficou 2,4% menor no ano passado, após registrar pequeno crescimento de 0,4% em 2008. A queda é a primeira desde 1991, quando o recuo ficou na casa de 0,2%, e representa o pior resultado desde o tombo de 10,9% de 1946.

A primeira estimativa do PIB para o quarto trimestre ainda passará por duas revisões, e o Escritório Nacional de Estatísticas revelou que o resultado apenas reflete os pontos negativos do ano, investimentos, exportações e consumo pessoal, que caíram e foram compensados apenas parcialmente pelo aumento dos gastos governamentais.

Entre outubro e dezembro de 2009, a economia norte-americana cresceu 5,7%, no segundo trimestre seguido de avanço (no período anterior, a alta de 2,2% fora suficiente para encerrar uma recessão que durou seis trimestres), e o resultado dos últimos três meses do ano passado foi o melhor desde a expansão de 6,9% registrada entre julho e setembro de 2003.

Sem mais artigos