Arthur Aguiar é o grande campeão do “BBB22”

O Big Brother Brasil 22 chegou ao seu final na última semana (26/04) e se consolidou como um dos temas que mais mobilizaram as redes sociais durante os mais de três meses que esteve no ar. Ao longo dos 100 dias de BBB, a STILINGUE, plataforma brasileira de insights, acompanhou a movimentação no ambiente digital sobre o reality show usando inteligência artificial para analisar as conversas, que abordaram os participantes, questões comportamentais e marcas.

Foram coletadas 82,6 milhões de publicações no período, sendo que, em algumas ocasiões, foram mais de duas milhões em um único dia. O maior volume foi identificado no Jogo da Discórdia do dia 14/02, com 2,5 milhões de menções em torno da expulsão da participante Maria. Entre as plataformas usadas para as conversas sobre o programa, o Twitter se sobressaiu, concentrando 96% das menções totais. Veja abaixo alguns insights com o balanço final da repercussão do programa nas redes sociais e também dos patrocinadores:

Tadeu Schmidt foi citado em 2 milhões de publicações

O apresentador Tadeu Schmidt foi um dos grandes nomes desta edição. Ele teve uma média de 20 mil menções coletadas por dia, sendo que as datas com os maiores volumes foram referentes aos dias de eliminação e Jogo da Discórdia, momentos nos quais o jornalista se destacou com seu carisma e bom humor, tanto em seus discursos quanto nas conduções das dinâmicas.

Arthur Aguiar aparece como o participante com maior influência 

Para entender um pouco melhor sobre os perfis que se destacaram ao falar sobre o maior reality show do país, a STILINGUE usou o Ranking AAA de Influência – que leva em consideração os índices de alcance, engajamento e atratividade com o tema. O ranking dos participantes que foram mais relevantes em publicações nas redes sociais foi igual ao ranking da final do programa: Arthur Aguiar, Paulo André e Douglas Silva – mostrando a importância da internet como termômetro.

Já os participantes mais citados nas redes sociais foram Arthur Aguiar (12,5 milhões de menções), Jade Picon (9,2 milhões de menções) e Paulo André (5,2 milhões de menções). Os primeiros lugares no ranking foram ocupados por participantes do grupo ‘Camarote’, sendo dois deles os finalistas da temporada. Em contrapartida, Tiago Abravanel apareceu com o menor volume de menções (530 mil), mesmo tendo saído do game de forma polêmica, o que também aconteceu com Maria (2,6 milhões de menções), que acabou em posição intermediária no ranking.

Termos mais comentados ao longo do programa 

Considerando os 100 termos mais falados, a plataforma identificou que os finalistas Arthur Aguiar e Paulo André tiveram destaque por toda a edição. Outros nomes apareceram com menor evidência, como Eslovênia e Natália, que, em alguns momentos, foram figuras polêmicas na casa.

Americanas foi a anunciante mais comentada da edição 

A Americanas foi a grande campeã no ranking das anunciantes da edição, contando com 217 mil menções diretas ao nome da marca. Além de patrocinar cinco provas e uma festa, esteve presente, semanalmente, no mercado da casa. Já a Avon ficou com a segunda posição em menções, totalizando 115 mil publicações diretas. A marca apresentou o seu maior pico de citações em 20/01, quando ocorreu a primeira ação de marca no programa com a entrega de sua maleta com produtos aos participantes. Em terceiro lugar ficou a rede social TikTok que, além da presença em provas e festas, também foi muito comentada por conta de seus conteúdos na rede sobre o reality (total de 90 mil menções diretas).

Provas da liderança geram mais visibilidade, com destaque para o formato de resistência 

Durante essa temporada, foram realizadas 40 provas e foram coletadas 1,9 milhão de conversas sobre elas. As provas do Líder foram as que mais geraram repercussão, somando 995 mil menções. Naturalmente, duas das provas mais comentadas da edição foram de resistência, já que o tempo de duração das disputas alavancam diretamente o volume de publicações nas redes sociais. Nesse contexto, a prova da Avon (24/03) foi a mais comentada com 254 mil menções, seguida pela Americanas (10/03) com 234 mil publicações. A prova PicPay (20/01), valendo imunidade, também esteve entre os destaques da edição com 140 mil publicações. Estes números se referem às menções totais sobre as ativações nas quais as marcas estiveram inseridas no reality, sem necessariamente a citação do nome da marca.

Festa TikTok teve recorde de menções desta edição 

As festas que aconteceram na casa mais vigiada do país foram outra oportunidade de visibilidade para as marcas anunciantes. Ao longo das 14 festas patrocinadas no BBB 22, foram contabilizadas mais de 780 mil publicações, sendo o destaque a festa TikTok ( 13/04) , com  105 mil menções à festa como um todo, sem necessariamente citar a marca. Nas festas com maior repercussão estiveram presentes celebridades como: Luan Santana, L7non, Ferrugem e Iza.

"BBB 22" gera mais de 82 milhões de publicações nas redes sociais

Sem mais artigos