A rainha Beatrix da Holanda abdicou nesta terça-feira (30) em favor do seu primogênito, Willem-Alexander, que se tornou assim o novo rei da Holanda, durante uma cerimônia que aconteceu no Salão de Moisés, no Palácio Real de Amsterdã.

“Hoje dou lugar a uma nova geração. Meu filho assume hoje a responsabilidade desta nova função”, disse Beatrix, que já é princesa da Holanda, com tratamento de Vossa Alteza Real, em um breve discurso.

Beatrix, de 75 anos, que já pôs fim ao seu reinado de 33 anos, deu a mão ao seu filho depois que ambos assinaram a ata de abdicação, assim como fez a já rainha consorte Máxima.

Os novos reis da Holanda estiveram acompanhados de suas três filhas, vestidas de amarelo e com flores da mesma cor no cabelo. A mais velha delas, Catharina-Amalia, de 9 anos, se tornou a princesa de Orange, herdeira do trono holandês.

Estiveram presentes e assinaram a ata o primeiro-ministro da Holanda, o liberal Mark Rutte, os presidentes do Senado e do Congresso dos Estados Gerais, assim como os ministros, o vice-presidente do Conselho de Estado do Reino, comissões de Aruba, Curaçao e Sint Maarten e os demais membros da família real.

Após o breve discurso de Beatrix, seu diretor de gabinete leu a Ata de Abdicação, que depois foi ratificada pela já princesa Beatrix.

Com essa breve cerimônia, Willem-Alexander, de 46 anos de idade, se transformou no monarca reinante mais jovem da Europa.

Em alguns momentos, os novos reis da Holanda sairão à sacada do Palácio Real de Amsterdã para saudar os milhares de holandeses concentrados na Praça Dom para festejar esse dia.

Às 9h de Brasília, acontecerá o ato de posse de Willem-Alexander, em cerimônia na qual ele não usará uma coroa, já que esse não é um costume dos monarcas holandeses durante o seu reinado.

Depois haverá uma recepção no Palácio de Amsterdã, e no fim da tarde os novos reis da Holanda farão uma travessia real pelas águas do Rio Ij, após o que assistirão com seus convidados a uma festa final no Palácio da Música de Amsterdã.

Beatrix e Willem-Alexander, família real da Holanda

Sem mais artigos