Quem tem cachorro cachorro vira-lata sabe o quanto esses cães têm personalidade. Eles podem não ter certificado de pedigree, mas são capazes de surpreender a cada dia. Para estimular a adoção de cachorros de rua, uma ação brasileira, criada pela agência AKQA em parceria com o projeto Procure 1 Amigo, colocou um time de cães que esperam adoção para pintar quadros abstratos.

O objetivo da iniciativa, chamada Canismo, é mostrar o quanto esses animais são únicos e expressivos. Para isso, cada cãozinho foi coberto de tinta não-tóxica, feita com maisena e corante de alimentos, e, para espalhar a tinta na tela (tal como um Pollock canino), eles deram aquela chacoalhada típica de cachorro molhado.

Uma exposição das telas e de fotos dos cães no “processo criativo” será realizada no próximo sábado (9), em São Paulo. As obras estarão à venda, e o dinheiro arrecadado será revertida para a ONG de animais Jardim dos Amiguinhos. “Os cães cooperaram muito. Parecia que eles entendiam o que tinham de fazer para ajudar amigos cachorros. Esperamos conseguir estimular a adoção de muitos animais”, diz Gabriel Morais, 27 anos, da AKQA.

Paulo Miranda, 51, idealizador do projeto Procure 1 Amigo, que facilita a adoção de animais por meio da internet, também fala sobre a ação: “A exposição procura mostrar que adotar um cão sem raça pode ser uma opção muito valiosa. Eles são muito inteligentes e resistentes. Além disso, têm de ser muito criativos para sobreviver no nosso mundo. São joias ainda mais preciosas do que um cachorro que você gastaria dinheiro para comprar”.

Exibição Canismo
Quando: 9 de Maio, às 13h
Onde: Perestroika – Rua Fidalga, 66 – Vila Madalena – São Paulo/ SP

Sem mais artigos