Divulgação/National Audubon Society Dicas ajudam a fotografar pássaros com celular

A popularização dos smartphones também vem representando a popularização da fotografia, tanto que a câmera mais popular do site se compartilhamento de fotos Flickr, no ano passado, foi o iPhone.

O site Audubon, que fez uma matéria com dicas para fotografar aves, afirma que o smartphone tem duas vantagens: a praticidade de você levá-lo para todo lugar, o que aumenta sua chance de estar no lugar certo e na hora certa, e o fato de que mexer nestas câmeras é bastante simples e intuitivo. A reportagem pondera, no entanto, que há limitações devido ao tamanho das lentes e sensores. “Tirar fotos de pássaros não é a mesma coisa que tirar selfies”, alerta.

Veja as dicas:

1. Assuma o controle: o aplicativo da câmera da maior parte dos smartphones pode fazer foco e até seguir objetos. Mas para mais precisão você precisará de maior controle manual.

2. Você conseguirá melhores resultados com os aplicativos ProCamera (para iPhones) e o Camera FV-5 (para Android), que deixam você ajustar funções chaves.

3. Antes de sair a campo, treine no seu jardim, se você tiver um.

Divulgação/National Audubon Society Dicas ajudam a fotografar pássaros com celular

4. Se você está usando zoom, o toque mais suave irá causar vibração e borrar a imagem. Ajuste o timer da câmera para atrasar a foto. Outra opção é controlar a abertura usando o botão de volume do fone como se estivesse reduzindo o volume.

5. ISO: por padrão, smartphones ajustam automaticamente o ISO (medida de sensibilidade da câmera a luz). Se o seu objeto estiver no escuro, aumentar o ISO deixará a câmera mais receptiva à luz.

6. Tamanho do arquivo. Imagens maiores contém mais informação, o que te dá mais margem para edições mais tarde. Ajuste seu telefone para salvar fotos com a maior dimensão de pixels e no formato TIFF, de modo a que eles permaneçam não comprimidas.

Divulgação/National Audubon Society Dicas ajudam a fotografar pássaros com celular

7. Abertura de obturador:  para capturar aves em movimento, você precisará de uma abertura mais rápida do obturador (shutter) e um ISO mais alto para manter a exposição. Trabalhando com o obturador, você conseguirá diferentes efeitos, como um corpo estático com as asas borradas.

8. Seu smartphone deixará você se aproximar das aves, mas ele não tem um zoom de verdade – ele apenas faz um crop no tamanho da foto original e deixa a imagem pixelada. Evite também fazer imagens quadradas. Não faz sentido “cropar” detalhes prematuramente e até mesmo o Instagram dá opção de editar imagens.

9. Quando gravar um vídeo, deixe seu fone na horizontal. Nada arruína mais um registro que as barras pretas na lateral da tela de quando você filma na vertical.

10. Você pode fazer ajustes nas imagens como foco, saturação, cor, entre outros efeitos usando aplicativos como Photoshop Express e Snapseed, ambos disponíveis para Android e iPhone. Eles também dão opção de você salvá-las no rolo de câmera ou compartilhar diretamente nas redes sociais.


int(1)

Cada voo é um flash; dicas para fotografar aves com celular

Sair da versão mobile