Fum é um gato preto que mora em uma fazenda na Andaluzia (Espanha), assim como Gebra, uma coruja-branca (Tyto Alba) pra lá de temperamental. Eles se conheceram quando eram filhotes, com apenas um mês de idade, em maio de 2010, e desde então viraram amigos. Seus nomes em catalão querem dizer fumaça e gelo, respectivamente.

Gebra foi treinada na falcoaria, que é uma prática antiga na Europa e na Ásia, e não permite qualquer contato humano a não ser de seus treinadores: quando ela percebe algum interesse dos humanos sobre ela, voa para longe e não volta até sentir que o perigo desapareceu. Gebra voa diariamente durante a temporada de falcoaria, que é de setembro a junho, aproximadamente.

A interação entre Fum e Gebra não acontece todos os dias. Às vezes, o gato prefere passar seu tempo caçando, ao invés de acompanhar Gebra em seu voo diário de cerca de meia hora. Ele caça pombos e até pequenos insetos.

O relacionamento espontâneo dos dois, que ninguém ajudou a acontecer, tem cativado milhares de pessoas. A amizade pura entre os dois traz a questão: “se eles entendem um ao outro, qual é a razão para nós, humanos, não nos entendermos também?”. Vários vídeos registram essa amizade, que pode ser conhecida melhor na fanpage do Facebook e no site criado especialmente para eles. Os animais fazem tanto sucesso que fãs de todo o mundo mandam desenhos retratando a relação dos dois.

Confira o vídeo mais famoso dessa amizade, que tem mais de cinco milhões e meio de views!

 

Sem mais artigos