Ao andar pelas ruas deste vilarejo sueco de menos de dois mil habitantes fica-se com a impressão de que o tempo parou. Carrões antigos, com rabos de peixe e tudo, são mania no lugar. Para onde se olhe, há montes deles. Chicletes coloridos, casacos de couro, rabos de cavalo, topetes, vestidos de bolinhas e muitas, mas muitas, referências dos anos dourados estão por todos os lugares. Mas o que aconteceu a Enviken para ter todo este gene de nostalgia?

Tudo começou em meados dos anos 80, quando uma banda local, a Ryno Rockers, começou a fazer muito sucesso. Inspirado nos anos 50, em um revival que acontecia no mundo todo, o grupo acabou tendo visibilidade e chamando a atenção da Suécia para o povoado.

Assim, como ficou conhecida como o berço da banda, as pessoas começaram a se vestir como nos anos 50 e a fazer festas invocando uma volta ao passado. Dali para começarem a comprar carros americanos antigos foi um passo. A moda já chegou à segunda geração de moradores do povoado e, pelo jeito, vai longe. Confira!


int(1)

Conheça Enviken, a cidade sueca mais rockabilly do mundo