Esta pode ser a campanha de saúde pública mais bizarra dos últimos tempos – e é financiada pela Unicef. A estrela é um cocô gigante chamado Mr. Poo, que conduz as pessoas para os banheiros. O anúncio foi concebido para incentivar as crianças a usar o sanitário na Índia, país em que apenas metade da população utiliza instalações sanitárias.

A campanha Poo2Loo procura chamar a atenção das pessoas para os perigos de saúde associados com a defecação pública. Segundo a Unicef, a Índia tem o maior número de pessoas no mundo – cerca de 620 milhões – que defecam em público.

Estudos mostram que a defecação a céu aberto é quase universal entre os mais pobres, ou 20% da população da Índia, e mais de 28 milhões de crianças não têm acesso a instalações sanitárias em suas escolas. Mais de 44% das mães que eliminam os resíduos de seus filhos ao ar livre. Isso gera um grande perigo para a saúde pública, com estimados 65 milhões de quilos de resíduos por dia. As crianças enfrentam um enorme risco de contrair infecções bacterianas.

A diarreia continua sendo uma das principais causas de mortes de crianças no país, ao lado de infecções respiratórias. Com um vídeo animado, uma música cativante e até mesmo um aplicativo de smartphone, a campanha é direcionada a jovens do país.

A campanha usa “linguagem peculiar, informativa e inspiradora”, afirma a porta-voz da Unicef Maria Fernandez ao Daily Mail. “Além disso, contém humor para melhor se conectar com o público-alvo”, acrescenta.

Segundo a Agência Efe, a Organização Mundial da Saúde (OMS) propôs como um dos objetivos de desenvolvimento sustentável do milênio para 2030, além de acesso a água potável, saneamento e higiene, a não defecação a céu aberto, um problema grave em países como a Índia e China.

Confira o vídeo feito pela Unicef Índia para a campanha!

 


int(1)

Conheça o mascote da Unicef que quer incentivar indianos a usarem o banheiro