A empresa americana SynDaver Labs, especializada no desenvolvimento de corpos e tecidos sintéticos destinados a estudos e práticas cirúrgicas, acaba de apresentar seu mais novo produto: o SynDog, um cão artificial que reproduz tamanho, peso e órgãos de um animal de verdade.

Au-au!

(Reprodução) Au-au!

De acordo com o laboratório de biotecnologia, o protótipo realista também contém todos os ossos e músculos dos cachorros, coração com batimento cardíaco, sistema circulatório, sangra quando cortes são feitos e é capaz de garantir precisão em cirurgias realizadas por estudantes de veterinária durante a faculdade.

À imprensa, a SynDaver Labs revelou que, com a nova criação, espera salvar peludos de procedimentos terminais (cirurgias onde o animal não sobrevive) realizados em hospitais universitários.

Os executivos da companhia estão confiantes de que o modelo representa o início do fim dos testes com cobaias e promete revolucionar a medicina veterinária.

A empresa foi ainda mais longe e também anunciou uma campanha ambiciosa de crowdfunding na plataforma IndieGogo para arrecadar 24 milhões de dólares nos próximos meses. Se o valor for alcançado, o laboratório irá doar cães sintéticos para universidades do mundo todo, desde que as instituições sejam reconhecidas por departamentos de educação de seus respectivos países.

E os planos dos cientistas não param por aí! A SynDaver Labs planeja agora desenvolver vacas e cavalos sintéticos para o mesmo fim.

Veja mais fotos do SynDog.

 

Sem mais artigos