A insurgente Donetsk e o governo da Ucrânia fizeram neste sábado (19), véspera do Domingo de Páscoa, uma trégua em sua tensa disputa e na operação antiterrorista declarada por Kiev no norte da região mineradora. “É uma festa muito importante para nós. Neste sábado todo o mundo foi muito cedo ao mercado para comprar a melhor carne, porque é preciso servir uma boa mesa na Páscoa”, disse à Agência Efe Eduard, que se levantou cedo para fazer a compra.

Tanto a Ucrânia ortodoxa como a minoria católica, sobretudo das províncias mais a oeste, comemoram com grande fervor e carinho o último dia da Semana Santa. O Ministério das Relações Exteriores ucraniano confirmou a suspensão da fase ativa da operação antiterrorista declarada no norte da região e centrada, sobretudo, nas cidades de Slaviansk e Kramatorsk, fortificações do ativismo pró-Rússia e seus milicianos armados.

O bom tempo e o clássico do campeonato ucraniano de futebol que aconteceu neste sábado entre Shakhtar e Metallurg, as duas principais equipes de Donetsk, ajudaram a diminuir a tensão e aliviar a incerteza que sofre estes dias o coração industrial da Ucrânia.

Neste domingo de Páscoa (20), se completam duas semanas desde a tomada da sede do governo regional de Donetsk e da sede do Serviço de Segurança da Ucrânia na cidade de Lugansk, ambas ocupadas até hoje por ativistas pró-Rússia que exigem a realização de um referendo de autodeterminação para as duas regiões de fala russa.

O clima do clássico tomou o Antimaidan – acampamento dos que rejeitam o governo de Kiev – erguido em frente ao prédio ocupado do executivo de Donetsk, onde alguns ativistas formaram duas equipes para jogar uma partida ao som da música russa que os alto-falantes tocavam.


int(1)

Donetsk e Kiev fazem trégua para a Páscoa