Dubai cria primeira tempestade artificial para aliviar calor de 50ºC

A cidade de Dubai inovou mais uma vez no uso da tecnologia. Nesta sexta-feira (23), a cidade iniciou uma série de tempestades de chuva artificiais que visam aliviar o calor que assola a região, cujos termômetros tem marcado mais de 50ºC.

A chuva foi feita com o auxílio de diversos drones, que liberaram cargas elétricas variadas nas nuvens da cidade, o que fez com que elas se aglutinassem e formassem chuva. Essa foi a primeira vez que esse tipo de tecnologia foi usada de maneira bem sucedida.

O projeto foi feito em parceria com pesquisadores ingleses, que estudam a tecnica desde meados do século passado. “O que estamos tentando fazer é fazer com que as gotículas dentro das nuvens sejam grandes o suficiente para que, quando caem da nuvem, sobrevivam até a superfície”, explicou Keri Nicoll, meteorologista da Universidade de Reading.

Dubai, que fica nos Emirados Árabes, faz parte de uma região desértica – como consequência, tem baixos índices pluviométricos. De acordo com autoridades da região, as tempestades que tem caído na cidade se assemelham as chuvas de monções que acontecem (naturalmente) na Índia.


int(1)

Dubai cria primeira tempestade artificial para aliviar calor de 50ºC

Sair da versão mobile