Café e energético estão na dieta de muitos estudantes das universidades. Porém, dois estudantes quase morreram acidentalmente após receberem uma superdosagem de cafeína que equivaleria a 300 cafés em um experimento científico da faculdade, que deu extremamente errado. O caso aconteceu em New Castle, no Reino Unido.

Alex Rossetto e Luke Parkin, que estudam ciência dos esportes na Northumbria University, se voluntariaram para participar de um estudo que procura descobrir os efeitos da cafeína nos exercícios. O que aconteceu foi que um erro matemático resultou em tragédia. Os rapazes de 20 anos receberam uma dosagem de cafeína 100 vezes maior do que eles deveriam.

Um dos estudantes que quase morreu no estudo

Depois de minutos recebendo a cafeína, Rossetto e Parkin viveram efeitos violentos de uma overdose e deram entrada no hospital com risco de morte. De acordo com documentos da Justiça, os dois sofreram tonturas, tremores, visão turva, taxas cardíacas elevadas e vômitos como resultado do “Teste Wingate” da Universidade.

O caso foi para o tribunal e o promotor Adam Farrer disse que os estudantes deveriam receber 0,3 gramas de cafeína em vez das 30 gramas administradas no estudo. A cafeína estava misturada com água ou suco de laranja.

Os jovens ficaram na unidade de terapia intensiva no hospital e precisaram de diálise. De acordo com a promotoria, há registros de outras pessoas que morreram consumindo apenas 18 gramas. Durante a audiência, o juiz Edward Bindloss disse que os meninos estavam em boa forma, o que ajudou na recuperação da overdose.

Reprodução/Facebook Um dos rapazes que quase morreu no estudo

“É conhecido que a cafeína pode ser potencialmente fatal, isso é prioridade máxima, os riscos deveriam ter sido levados em conta e devia haver treinamento e cuidado”, disse o juiz. Como resultado do acidente, a Northumbria University foi multada em US$ 504.400 e terá de paga mais US $ 33.400 por vítima.

O que atletas olímpicos comem no café da manhã?

A atleta inglesa do heptatlo Jessica Ennis-Hill, a mulher que mais apareceu em buscas do Google durante as Olímpiadas de 2012, tem no cardápio de café de manhã iogurte com grãos e sementes de abóbora, uma banada, torrada com geleia e suco de laranja.
Créditos: Reprodução / Refinery 29 / Felicity McCabe

int(1)

Estudantes quase morrem após overdose de cafeína equivalente a 300 cafés

Sair da versão mobile