Uma das comemorações religiosas mais antigas do país é realizada anualmente em Guarulhos, região metropolitana de São Paulo. Há 272 anos o município recebe visitantes de diversas cidades para a Festa em Louvor a Nossa Senhora do Bonsucesso, que acontece durante todo o mês de agosto. O principal evento da festividade acontece na primeira segunda-feira do mês, que neste ano cai no dia 5 de agosto, e é conhecida como Festa da Carpição.

O encontro da carpição é um dos momentos mais aguardados das comemorações, pois os fiéis atribuem poderes milagrosos e de cura à terra retirada ao redor da igreja. A crença é tão grande que a manifestação vem crescendo a cada ano e ganhando mais adeptos.

A programação da festa começa logo cedo, com o céu ainda encoberto pela neblina. A partir das 7 horas começa o momento de oração e a caminhada que leva o mastro, que estava no salão paroquial, até a frente do santuário, local onde o mesmo será plantado e permanecerá até o encerramento das festividades.

Às 8 horas acontece a missa de bênção da terra. Os fiéis costumam usar pedaços de pano, sacos plásticos ou recipientes nos quais possam levar um pouco da terra benta para casa.

Sem mais artigos