Jana Romanova, de 29 anos, fotografou suas amigas grávidas dormindo à ‘espera’ de seus filhos. Fez da experiência da gravidez e da espera por uma criança um projeto fotográfico para explorar as a formação de novas famílias.

“Há alguns anos, percebi, de repente, que praticamente todos os meus amigos estavam se tornando pais. Eu realmente não estava pronta para esse tipo de mudança em minha vida, pois não consigo imaginá-la sem viagens espontâneas e inúmeras conversas de madrugada”, explicou ao “Dailymail”. Para entender esta mudança nas vidas de seus amigos, Jana decidiu documentar todo esse processo.

“Meus amigos mais queridos estavam prestes a se tornar verdadeiros adultos, cheios de responsabilidades. E todos eles levaram de um modo estranho: agiram como verdadeiras famílias felizes e, quando ninguém via, choravam de medo das perspectivas dessa nova vida”, comentou.

A jovem formada em jornalismo, por durante 2 anos, fotografou 40 casais, cada foto representando uma semana de gravidez. Como queria fotos que demonstrassem muita naturalidade, ela chegou a ficar nos quartos das pessoas até 5 e 6h da manhã. As fotos foram todas tiradas de cima de uma escada, para captar um ângulo bem interessante.

“Eu comecei tirando fotos dos meus amigos, depois dos amigos dos meus amigos e, quando fui perceber, já estava tirando foto de totais estranhos no lugar mais íntimo possível, o quarto”, disse. À sua maneira, Jana conseguiu captar os sentimentos e as emoções de todos os estados da gravidez – desde o momento em que o casal aprofunda o companheirismo até a realização de que o bebê realmente está a caminho.

Todos os fotografados são casais jovens russos, de 20 a 30 anos, dormindo ou tirando um cochilo. As fotos foram tiradas entre 2009 e 2011 em São Petersburgo e Moscou, na Rússia.

“Não é apenas uma espera por uma criança, mas também uma completa mudança de vida num período de 40 semanas”, refletiu. 

Sem mais artigos