O fotógrafo italiano Gigi Cifali documentou em incríveis fotografias as piscinas abandonadas da cidade de Londres, na Inglaterra. As piscinas públicas fizeram muitos sucesso na era vitoriana, e algumas chegaram a ficar aberta por mais de 70 anos. Grande parte delas encontram-se, hoje, abandonadas, ecos tristes de uma idade de ouro da Inglaterra.

O fotógrafo de 37 anos se apaixonou pelo ar decadente dessas piscinas. “Eu me apaixonei por essas construções, todas secas e meio que em decomposição. Quando fiquei em pé dentro dessas piscinas, eu percebi como esses lugares representam e testemunham um tempo grandioso e passado, pois eram moda e um costume comum da cidade – fazia parte da vida”, disse ao “Dailymail”.

As piscinas públicas ficaram muito populares no final do século XIX, tendo atingindo seu auge de popularidade nos idos de 1930, quando foram construídas mais de 150 piscinas por toda cidade.

No decorrer da década de 70, 80 e 90 a popularidade delas foi se esvaindo. “Pouco a pouco, as condições de vida e de gostos foram mudando, o que teve um impacto no uso das piscinas. Muitas entraram em decadência, foram demolidas. Elas já foram símbolo de orgulho cívico e arquitetônico. Hoje, apenas algumas restam”, finalizou.

Sem mais artigos