O governo da Holanda decidiu tomar uma medida radical para combater a dobradinha “volante + bebida”. A partir de 10 de dezembro, os motoristas que forem pegos pela polícia dirigindo alcoolizados precisarão instalar um dispositivo especial em seus carros.

Trata-se de um “bafômetro” que serve como uma trava para o motor. Explica-se: antes de ligar o carro, o motorista precisa assoprar no dispositivo, que vai medir a quantidade de álcool ingerida e, caso esteja dentro dos limites permitidos, o motor é destravado e o veículo pode funcionar normalmente

LEIA MAIS: Motorista faz zig-zag na pista e mata pedestre no Maranhão

Conform informações da Reuters, não é só isso, para dificultar um pouco a vida de quem pensa em burlar o sistema, de tempos em tempos o motorista precisa “refazer o teste” para que o carro continue funcionando normalmente. 

A novidade passa a valer antes das comemorações de final de ano, época em que os acidentes provocados por motoristas embriagados aumenta em todo o mundo. Todos os motoristas que já foram repreendidos pelas autoridades por beber e dirigir terão de aderir ao aparelhinho. Será que a ideia vai ser adotada aqui no Brasil também?

Holandeses terão bafômetros instalados em seus carros em dezembro

Sem mais artigos