Um homem de 99 anos e sua esposa de 96 terminaram nesta quarta-feira (09) a greve de fome iniciada no sábado para pedir aposentadoria e uma renda complementar por terem participado do movimento de independência indiano.

Cheddi Ram e Chamni Devi, do distrito de Godda, ao norte da Índia, começaram o jejum há quatro dias em frente ao palácio administrativo da cidade de Ranchi e desde segunda-feira estavam internados na Unidade de Terapia Intensiva em um hospital local.

LEIA TAMBÉM: Ministra do Zimbábue propõe greve de sexo para mulheres que não votarem

Ram reivindicava a pensão desde 1981 por ter participado do processo de independência indiano, que culminou com a tomada do país do Império Britânico em 1947, revela nesta quarta-feira a agência “Ians“.

“Em 13 de outubro, informamos ao governador, ao chefe do Governo regional e a outros que iríamos manter a greve de fome por tempo indeterminado se nossa reivindicação não fosse validada até 30 de outubro”, disse o nonagenário Ram.

O casal concordou em beber um pouco de suco nesta quarta-feira persuadidos pelos funcionários do distrito de Shekhar Jamuar, que afirmaram que a administração vai adotar as medidas necessárias para que finalmente recebam a aposentadoria.

A Índia reconhece o direito à pensão mensal de US$ 60 para todos os que participaram do movimento de independência indiano, sempre que essa participação possa ser comprovada. 


int(1)

Homem de 99 anos termina greve de fome por aposentadoria

Sair da versão mobile