A quantidade de veículos circulando pelas ruas de Kabul causa uma proporcional massa de fumaça no ar. Ruas cheias de carros e ônibus tornaram o ar da capital do Afeganistão denso o bastante para que o governo aumentasse o final de semana.

O tradicional dia de descanso muçulmano é às sextas-feiras, mas até a primavera os afegãos ganharam um dia a mais no “final de semana” para purificar o ar.

O anúncio oficial foi feito no dia 30 de novembro e os funcionários públicos já estão dispensados hoje, quinta-feira(02). “Em ordem para guardar a saúde e segurança dos cidadãos de Kabul (…) o gabinete decidiu tornar as quintas-feiras um dia de folga até o final desse ano“, diz o comunicado. A virada do ano-novo persa é em 21 de março, quando o governo vai anunciar medidas adicionais para melhorar a qualidade do ar.

Além do grande número de veículos, as ruas despreparadas para o tráfego intenso levantam muita poeira. Outro agravante são a pilhas de lixo que se acumulam em alguns pontos da cidade.

Outra medida anunciada é o desbloqueio de algumas vias que eram usadas exclusivamente para veículos oficiais e militares.

Boas medidas em nome da saúde, né? Bem que podiam aumentar o fim de semana por aqui também…

Sem mais artigos