Um saqueador de túmulos morreu na província chinesa de Shaanxi quando o túnel onde tentava roubar um mausoléu de mais de mil anos de história desabou, informou nesta quarta-feira (19) a imprensa oficial chinesa.

O ladrão, de 40 anos, havia cavado o túnel com outros dois cúmplices para chegar até as riquezas de uma câmara mortuária construída na dinastia Zhou, entre os séculos VIII e XI.

Após do desabamento, que aconteceu no dia 15, os outros dois ladrões fugiram e só informaram a polícia sobre o acidente três dias depois, informou a agência oficial “Xinhua“.

O acidente aconteceu em uma das regiões com mais jazidas arqueológicos do país, já que durante séculos o local foi a capital do império chinês, Changan (a atual Xian), e nela se encontram, entre outros tesouros, o mausoléu do primeiro imperador Qin Shihuang, com seu famoso Exército de Terracota.

O roubo de túmulos históricos foi comum durante milênios na China, por isso os arqueólogos calculam que nove de cada 10 antigos túmulos tenham sido roubados em algum momento da história.


int(1)

Ladrão de túmulos morre em desabamento de túnel na China enquanto roubava