Diversos comércios na Malásia voltaram a abrir no começo deste mês com o relaxamento do lockdown, que durou cerca de dois meses. Mas recomeçar não é um processo fácil. Alguns lojistas que trabalham com itens de couro, por exemplo, depararam-se com suas mercadorias cobertas de mofo.

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O usuário do Facebook Nex Nezeum viralizou ao publicar diversas imagens desses artigos, chocando milhares de internautas: “os shoppings podem abrir, mas qual é o sentido… Os produtos estão danificados após serem deixados por dois meses”, escreveu.

Um dos lojistas afetados foi Chong, de 47 anos, que possui uma loja de malas e acessórios em um shopping localizado no bairro de classe alta Pulau Tikus. Em entrevista ao jornal The Jakarta Post, ele explica que os produtos de couro mofaram provavelmente devido à alteração de temperatura e umidade do ar.

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“A temperatura do shopping depende do ar condicionado. Às vezes o ambiente pode estar úmido quando a temperatura aumenta”, relatou. “Isso ocasiona um aumento repentino de vapor de água no ar, aumentando também a probabilidade do mofo surgir”, completou.

No seu caso, foram afetadas carteiras, mochilhas e bolsas de couro. Felizmente, o incidente é reversível. O lojista limpou os itens com um pouco de óleo e os poliu: “deixa os produtos menos atraentes, mas não afeta sua funcionalidade”.

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De acordo com a Associação de Varejo da Malásia, as perdas de mercadoria durante o lockdown foram raras.

Malas mofadas

Reabertura após lockdown Reabertura após lockdown Reabertura após lockdown Reabertura após lockdown Reabertura após lockdown Reabertura após lockdown Reabertura após lockdown Reabertura após lockdown Devido à alteração de temperatura e umidade, produtos de couro de diferentes lojas mofaram durante o lockdown na Malásia Créditos: Reprodução/Facebook/Nex Nezeum

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Lojista descobre mercadoria coberta de mofo ao reabrir após quarentena