O Governo indiano revelou nesta terça-feira (13) que mais da metade (53%) das 330 milhões de casas do país não possuem vaso sanitário, de acordo com dados do novo censo nacional elaborado durante 2011.

 

Em comunicado, o Ministério do Interior destacou que o número melhorou consideravelmente em relação ao do censo anterior, de 2001, quando 64% das casas do país não dispunham de privada.

As autoridades indianas lançaram na última década uma ambiciosa campanha, a “Total Sanitation”, para construir milhões de banheiros domésticos, mas estima-se que mais da metade da população indiana continue fazendo suas necessidades fisiológicas ao ar livre.

“Em todo o país, 60% da população faz suas necessidades ao ar livre. Construímos banheiros, mas não são utilizados”, disse recentemente o ministro de Desenvolvimento Rural e Higiene indiano, Jairam Ramesh.

Os dados do censo revelaram que 67% das casas têm eletricidade – número 11 pontos percentuais superior ao de 2001 -, embora apenas 47% das casas tenham acesso direto à água corrente. Melhoria também nos últimos anos dos materiais usados para a construção das casas no país.

Sem mais artigos