A mulher mais velha do Vietnã, que conheceu três séculos e sobreviveu a quatro décadas de guerra, faleceu aos 119 anos, informaram fontes oficiais nesta terça-feira.

Tran Thi Viet, nascida em 1892, morreu na sexta-feira em uma aldeia da província de Long Any, no sul do país, e foi enterrada ontem, disse o presidente do comitê popular provincial que organizou seu funeral, Tran Huu Phuoc.

Tran Thi teve dez filhos, sete dos quais morreram após integrarem o Exército do Vietnã do Norte na luta contra os Estados Unidos.

Por sua contribuição durante o conflito, recebeu o título de “Madre heroica do Vietnã”.

No ano passado, o Vietnã anunciou que enviara sua candidatura ao Guinness, o livro dos recordes, para que fosse registrada como a pessoa mais velha do mundo, mas faleceu antes de obter esse reconhecimento.

A pessoa mais velha documentada até hoje é a francesa Jeanne Louise Calment, que chegou aos 122 anos.

O recorde mundial era mantido até hoje pela brasileira Maria Gomes Valentim de 114 anos, da cidade de Carangola (Minas Gerais), que morreu nesta madrugada, às 4h15, devido falência múltipla de órgãos. Também conhecida como “vó Quita”, ela estava internada com sintomas de pneumonia na Casa de Caridade de Carangola desde domingo.

As velhinhas coincidentemente, e infelizmente, morreram em sequência. Estamos aguardando a divulgação da “nova” mulher mais velha do mundo pelo Guinness. Do jeito que as coisas estão, ela que se cuide…


int(1)

Mulher mais velha do Vietnã morre aos 119 anos