Dizem que, para se viver de verdade, é necessário escrever um livro, ter um filho e plantar uma árvore. A gente já cansou de ver por aí pessoas que partem sem conseguir realizar nem uma dessas três coisas, mas, graças a este projeto italiano, agora é possível morrer E plantar uma árvore ao mesmo tempo.

Capsula Mundi

Esqueça caixões pesados e cemitérios mórbidos, que dão aquela deprê ao visitá-los: ao criar a Capsula Mundi, a ideia de Anna Citelli e Raoul Bretzel é meio que levar à risca a frase “do pó viestes, ao pó voltarás”. Por isso, desenvolveram uma cápsula onde é inserido o corpo do morto em posição fetal. Aí, a cápsula é enterrada junto com a raiz de uma muda de árvore (que pode ser escolhida de acordo com a região da Itália onde a pessoa passará o resto de seus dias). O material da cápsula é biodegradável, bem como nós somos, e a árvore se alimenta dos nutrientes liberados por ele. Por fim, ao enterrar todos seus parentes no mesmo lugar, você terá plantando uma floresta de… gente morta!

Talvez o tiro tenha saído pela culatra? Ou a gente já aceitou que, depois de milhões de anos, é possível que em cada canto que a gente pise tenha sido leito de morte de um antepassado? Enfim, fica a dica: já é possível plantar aquela tia no quintal da sua casa!

"Plantando" os mortos

Estas são as cápsulas em que você poderá colocar seu falecido amigo ou parente, em posição fetal.
Estas são as cápsulas em que você poderá colocar seu falecido amigo ou parente, em posição fetal.
Créditos: Divulgação

 


int(1)

Projeto italiano sugere: que tal criar uma floresta com seus parentes mortos?