Em 2016, a Jornada Mundial da Juventude será na Cracóvia, na Polônia, anunciou neste domingo (28) o papa Francisco durante a Missa de Envio na praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, no encerramento da Jornada Mundial da Juventude (JMJ). Saiba mais sobre a cidade escolhida pelo papa.

O polonês Karol Wojtyla era arcebispo de Cracóvia, em 1978, quando foi elevado ao papado. Não é a primeira vez que o encontro mundial de jovens católicos acontece na Polônia. Em 1991, a cidade de Czestochowa já havia recebido o evento, na primeira reunião do papa Paulo II com milhares de jovens em um país do Leste Europeu. 

Cracóvia (em polaco Kraków, alemão Krakau) é a segunda maior e uma das mais antigas cidades da Polônia. Situada às margens do rio Vístula, no sul do país, a cidade remonta ao século 7. Tem sido tradicionalmente um dos principais centros acadêmicos, com efervescente vida artística e cultural, além de ser um dos pólos econômicos mais importantes do país. Com menos de um milhão de habitantes, a cidade cresceu a partir de um assentamento da Idade da Pedra. 

O evento, realizado em intervalos que variam de dois a três anos, já passou por países como Argentina, Estados Unidos, Filipinas, Alemanha, Austrália e Canadá. A JMJ anterior aconteceu em 2011, em Madri, na Espanha. 

O encontro internacional de jovens surgiu em 1985, Ano Internacional da Juventude, criado por Papa Paulo II. O evento tem também edições anuais nas dioceses (região administrativa da Igreja), no Domingo de Ramos. 


int(1)

Saiba mais sobre Cracóvia, próxima cidade a sediar a JMJ