Você tem saudades da sua infância, quando passava horas rodeado pelos mais incríveis e curiosos brinquedos? Se sim, talvez essa gostosa fase possa ser revivida, sem que você seja chamado de infantil. Como? Através da Toy Art, um movimento que está se espalhando com força total pelo mundo. São bonecos para adultos colecionarem, criados por diversos tipos de artistas .

A moda começou há mais ou menos dez anos, quando dois chineses, Michael Lau e Eric So, foram convidados para participar de uma feira de brinquedos em seu país. Os dois apresentaram alguns bonecos “Comandos em Ação” com roupas urbanas e cabeças de outros personagens. A partir daí, a arte de criar bonecos virou febre.

Para participar desse novo mundo é preciso ter dinheiro, afinal, os bonecos são criados por arquitetos, designers, desenhistas, estilistas, grafiteiros e ilustradores. “As peças são feitas em pequenas escalas e custam de 17 a 2000 reais”, afirma Kichi, vendedor da loja Plastik, de São Paulo.

Fanático por bonecos, o apresentador João Gordo falou com o Boys and Girls: “Coleciono os bonecos há doze anos e nem sei quantos eu tenho. Gosto dos japoneses, aqueles mais monstros. Quando você chega a um ponto em que não tira mais o boneco da caixa, é porque está na hora de se internar”, diz o apresentador.

Aqui no Brasil, os personagens criados por nossos artistas costumam fazer referência à cultura de rua, como o grafite e desenhos animados. Os temas são os mais variados, assim como os materiais utilizados para confeccioná-los (pano e vinil são alguns deles).

SAIBA MAIS SOBRE O TOY ART!

Sem mais artigos