O terremoto de 5,9 graus que atingiu nesta terça-feira a costa leste dos Estados Unidos com epicentro no estado da Virgínia foi o mais intenso registrado desde 1897 nesta área, informou o Instituto Geológico dos EUA (USGS).

O organismo indica que apesar dos terremotos no centro e leste do país serem menos frequentes que no litoral oeste, costumam ser mais fortes e em uma região muito mais ampla.

O terremoto desta terça-feira, cujo epicentro se registrou a um quilômetro de profundidade e a uma distância de 15 quilômetros da localidade de Mineral, no estado da Virgínia, também foi sentido em cidades como Nova York e Washington.

Desde 1774, os habitantes do centro da Virgínia sentiram pequenos tremores e sofreram danos de pouca consideração enquanto desde 1897 a região não tinha registrado um terremoto desta magnitude, que se estendeu em uma área elíptica que abrangeu Virgínia, Virgínia Ocidental e parte do Tennessee.

No entanto, segundo seus registros, o terremoto que mais causou danos até agora nessa zona foi em 1875 e teve uma magnitude 4,8 graus na escala Richter. O mais recente foi em dezembro de 2003 e teve uma magnitude de 4,5 graus

A zona central sísmica da Virgínia está longe dos limites da placa tectônica mais próxima, que estão no centro do Oceano Atlântico e o Mar do Caribe. No entanto, o USGS assinala que nesta região se sentem pequenos terremotos a cada um ou dois anos, que causam pouco ou nenhum dano.


int(1)

Sismo de 5,9 graus que atingiu costa leste dos EUA é o mais forte desde 1897