Uma nova vacina contra gripe, que promete ser o “Santo Graal” da imunização, pode estar disponível dentro de apenas cinco anos. Cientistas europeus estão se preparando para começar os testes em larga escala de uma vacina definitiva contra o vírus Influenza, após primeiros testes em seres humanos terem sido bem-sucedidos.

Se tudo correr conforme planejado, a nova injeção vai acabar com a necessidade de vacinação contra a gripe anual e pode salvar milhares de vidas todos os anos. Também poderia ser eficaz contra as variações altamente perigosas da doença, como a gripe espanhola, impedindo pandemias como a que matou 100 milhões de pessoas em 1918.

Apesar de realizar testes em quase 100 pacientes ao longo de muitos anos, esta é a primeira vez que há uma notícia positiva. O professor John Oxford, especialista em gripe que coordena o estudo, disse ao Daily Mail que sua equipe está “loucamente entusiasmada” com as perspectivas da vacina.

A maior dificuldade é que o vírus da gripe é mutante e passa por diversas modificações que impediam até hoje o desenvolvimento eficaz de uma vacina que atingisse todas as estirpes do vírus. Esta nova vacina ataca proteínas escondidas dentro do vírus que são comuns em todas as cepas nocivas.

A notícia chega no momento em que uma nova epidemia de gripe aviária parece surgir na China, matando pelo menos 45 pessoas.

Sem mais artigos