Os astronautas Rick Mastracchio e Mike Hopkins terminaram com sucesso nesta terça-feira (24) a segunda caminhada espacial em quatro dias fora da Estação Espacial Internacional (ISS), e conseguiram pôr em funcionamento um novo sistema de refrigeração do posto orbital.

A Nasa disse que os astronautas saíram pontualmente pelo módulo Quest às 09h53 (de Brasília) hoje e retornaram sem reportar problemas após 7 horas e meia fora da ISS.

“Depois que a nova bomba foi instalada pela tripulação, os controladores da missão do centro Espacial de Houston realizaram uma breve revisão. Os exames preliminares indicaram que a unidade de substituição está em boas condições”, explicou a Nasa em comunicado.

O módulo se decompôs em 11 de dezembro e embora o problema não tenha representado uma ameaça para os seis homens que residem na ISS, um complexo de US$ 100 bilhões que tem a colaboração de quinze países, e que orbita a cerca de 385 quilômetros da Terra, tiveram que suspender atividades não essenciais na estação espacial até que a falha fosse solucionada.

Trata-se da segunda caminhada espacial da história da Nasa que acontece na véspera do Natal.

Sem mais artigos