Nove pessoas morreram e outras 20 ficaram feridas na noite desta terça-feira em um triplo atentado terrorista em Grozni, capital da república russa da Chechênia, declarou nesta quarta-feira o ministro do Interior da Rússia, Rashid Nurgalíev.

Sete pessoas morreram na hora, depois que três terroristas suicidas detonaram as bombas que levavam em seus corpos, e outra faleceu nesta quarta no hospital, disse à agência Interfax o ministro da Saúde da Chechênia, Musá Ajmádov.

A primeira explosão aconteceu no centro de Grozni quando um terrorista ativou a bomba que levava depois que dois agentes da Polícia solicitaram sua documentação. Nesta detonação, morreram os dois policiais e o terrorista suicida.

Quando as patrulhas da Polícia e do Ministério de Situações de Emergências chegaram ao local do atentado, outros dois terroristas detonaram suas bombas no meio da aglomeração.

Quatro policiais, um funcionário do Ministério de Emergências e um civil morreram na explosão das duas bombas, e mais de 20 pessoas, entre agentes da lei e transeuntes, ficaram feridas.

Um dos terroristas foi identificado como o irmão de outro suicida que há um ano explodiu uma bomba em Grozni, antecipou nesta quarta-feira o presidente da Chechênia, Ramzan Kadyrov.

“Basta que comecemos a falar em suavizar nossa política com relação aos guerrilheiros para que estes comecem a derramar o sangue dos inocentes. Mais uma vez comprovei que só as medidas mais duras podem acabar com este mal”, asseverou Kadyrov.

O triplo atentado aconteceu em um dos dias mais importantes no calendário de festividades muçulmanas, o que lembra o fim do sagrado jejum, o Ramadã.

“No dia mais sagrado estes criminosos trouxeram a desgraça a dezenas e centenas de famílias. Morreram os melhores policiais, que os impediram de chegar a lugares com maior aglomeração de gente”, disse o presidente checheno.

O porta-voz do Comitê de Instrução da Rússia, Vladimir Markin, acrescentou que os investigadores estabeleceram a identidade de dois dos três terroristas suicidas, ambos com pouco mais de 20 anos.

São eles Magomed Dasháev, morador da localidade chechena de Starye Ataguí, e o estudante Adlán Jamídov.

Segundo Markin, os especialistas estabeleceram que a potência total dos três artefatos explosivos equivalia à de quase três quilos de TNT.


int(1)

Triplo atentado terrorista mata 9 pessoas na Chechênia