Ela chama seus cabelos de “meu bebê” e detém o recorde mundial, registrado no Guinness Book, dos dreadlocks mais longos. São 16 metros e 19 kg de fios entrelaçados cultivados por Asha Mandela há 25 anos, mas que, segundo os médicos, podem paralisá-la devido ao peso.

“Meu cabelo tornou-se parte de mim. É a minha vida e eu nunca vou cortá-lo. Cortar o cabelo seria equivalente ao suicídio. Eu me tornaria um zumbi”, disse a mulher de 47 anos ao “Daily Mail”.

Segundo a reportagem, os médicos pediram para ela diminuir o comprimento da cabeleira por uma questão de saúde, já que ela corre o risco de ter uma infecção bacteriana, além da preocupação com o excesso de peso, que provoca danos na coluna de Asha.

“Os médicos acham que eu tenho uma curvatura na espinha e que o comprimento e o peso do meu cabelo estão provocando isso. Alguns disseram que meu pescoço entrou em colapso na parte de trás e que eu preciso ter cuidado, porque poderia ter espasmos na minha coluna e, provavelmente, ficar paralisada por isso”, explica.

Ela começou a cultivar os dreads depois que passou por uma quimioterapia, dois mal súbitos e dois ataques do coração. Asha sentiu que estava tendo um “chamado espiritual”. Agora, um quarto de século depois, ela leva dois dias para lavar e secar os fios, que ficam muito mais pesados quando molhados, além de toda uma preparação para sair de casa e prender tudo, para que ela possa andar sem arrastá-los pelo chão. Asha também tem medo de que alguém com fetiche por cabelos possa cortar alguma mecha enquanto ela não está vendo.

“Meu cabelo nunca causou problemas na minha vida íntima. Eu acho que ele ainda acrescenta um pouco de tempero”, explica, contando que está no terceiro marido e tem um filho de 11 anos, Zion, fruto de seu segundo casamento.

Nascida em Trinidad e Tobago, agora moradora de Atlanta, na Georgia (EUA), ela conta que sua mãe não queria que ela fizesse os dreads quando jovem, pois achava que a filha iria começar a fumar maconha.

Foi um amigo quem sugeriu, anos depois, que ela procurasse o Guinness Book, por acreditar que ninguém teria tranças maiores que as dela. Em 2009, em uma medição oficial, foi calculado que o cabelo media 5,9 metros (19ft 6in), mas na semana passada, em uma medição não oficial, foram computados 16,9 metros (55ft 7in), três vezes o tamanho oficial. É cabelo demais!


int(1)

Americana com dreadlocks de 16 metros e 19 kg pode ficar sem andar por causa do peso

Sair da versão mobile