Alongue-se! Aprenda exercícios que ajudam nas atividades do dia a dia e melhoram a qualidade de vida

Todos os exercícios em pé devem ser realizados com o corpo ereto e joelhos semi-flexionados para equilibrar o peso do corpo. Estenda o braço a sua frente, posicione uma mão sobre a outra e realize o movimento de flexão de punho puxando todos os dedos. Permaneça na posição entre 10 a 15 segundos. Repita o movimento no outro braço.

Quem pensa que o alongamento deve ser realizado apenas antes e depois de exercícios físicos está muito enganado! Alongamentos são exercícios voltados para o aumento da flexibilidade muscular, que promovem o estiramento das fibras musculares. Quanto mais alongado um músculo, maior será a movimentação da articulação comandada por aquele músculo e, portanto, maior sua flexibilidade. 

O alongamento é uma forma de manter o corpo mais saudável para o dia a dia, prevenindo os músculos de lesões e dores. Alongar auxilia desde pessoas que passam o dia todo sentadas em frente ao computador, àquelas que trabalham em pé a maior parte do tempo. Os benefícios são inúmeros e ajudam o melhor funcionamento do corpo como um todo, desde respiração, postura, além de minimizar dores. 

“Com a prática de alongamentos regularmente, os músculos passam a suportar melhor as tensões diárias e dos esportes, prevenindo o desenvolvimento de lesões musculares”, diz o preparador físico Edio Carvalho.

Para praticar alongamento não é preciso ter nenhum tipo de habilidade atlética nem grande condição física e pode ser realizado por pessoas de qualquer idade, pois os exercícios possuem grau de dificuldade de acordo com os limites de cada um.

“Deve-se respeitar os seus limites, pois forçar o alongamento pode causar lesões sérias nos músculos e tendões”, diz o professor.

Alongar-se não requer habilidades, portanto não tem desculpa alguma para não realizar os exercícios já que a facilidade de execução de boa parte dos alongamentos permite que sejam feitos a qualquer hora. Portanto, antes de sair de casa para o trabalho, gaste 10 minutinhos praticando alongamento. Isso fará uma grande diferença no seu dia.

Aprenda a alonga-se corretamente com a série de exercícios que o professor Edio Carvalho preparou pra você. Veja a galeria de imagens!

Edio Carvalho é preparador físico na Academia Runner que fica na Rua Bem-te-vi, 86 em São Paulo. Angela Martini é empresária e realizou a série de exercícios preparada pelo professor. Ela é proprietária da Deny Tennis que fica no Shopping Center 3 na Avenida paulista, 2064.

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