Saiba como usar roupas com estampa de bolinhas

Alexa Chung

A Vogue Japão de setembro traz um editorial com a top Saskia de Brauw focado na tradicional estampa de poás.  O ensaio é apenas um dos exemplos de que o hit dos anos 50, retomado pelas grifes no início de 2010 vai continuar aparecendo em algumas coleções. Portanto, se você ainda não adotou a tendência, ainda está em tempo de investir, ressuscitando aquelas antigas peças do guarda-roupa ou partindo para as compras!

A passarela de inverno da Dolce & Gabbana, em 2010, ajudou a reforçar a febre dos poás, chamados lá fora de polka dots, apostando em uma mistura com animal prints. Logo mais, nas apresentações de verão, outras grifes se jogaram também, entre elas, Marc Jacobs e Miu Miu. Nas coleções inverno 2012 de Nova York, também foi eleita a estampa oficial, aparecendo nos desfiles de Yohji Yamamoto, Rodarte, Stella McCartney e Diane von Furstenberg. Não demorou muito, as fast fashions trataram logo de providenciar suas versões também.

O que mudou de uma estação para a outra? Proporções das bolinhas, combinações, cores e acessórios. Elas vieram minis, gigantes, preto e brancas, super coloridas, bolinha com bolinha, bolinha com bolona, em vestidos, em saias, sapatos e até a meia-calça entrou no jogo.

A questão é: o que fazer com tudo isso nas produções? Porque não rola sair por aí à lá fantasia de anos 50, toda trabalhada na bolinha. O segredo é não deixar o look muito certinho, adaptá-lo aos dias de hoje. Abaixo, listamos algumas dicas para você:

•    Se sua ideia é usar uma peça toda de bolinha, como um vestido por exemplo, quebre o look com acessórios ou um casaco diferente. Vale um sapato mais descolado, um cinto, ou bolsas de outra estampa.

•    O look está mais feminino em cima? Então invista em acompanhamentos mais pesados, tipo coturno e jaqueta de couro.

•    Se você é do tipo que adora aquela mistureba de estampas, animal prints e listras caem muito bem com poás.

•    Gosta de bolinhas, mas ainda não quer encarar uma blusa, saia ou vestido com a estampa. Comece pelos detalhes! Pode ser um lenço, uma gola de camisa, um cachecol, ou mesmo um casaquinho.

•    A mistura de cores inusitadas é ótima para deixar o look menos careta. Mas para afinar a silhueta, prefira os tons escuros no fundo. O tamanho dos poás também é importante, neste caso. A dica é usar os pequenos onde quer disfarçar e os grandes, onde quer dar destaque. Por exemplo: se você tem muito busto, invista nas blusas de bolinhas pequenas; se tem muito quadril, evite bolinhas garndes em baixo.

Veja na galeria acima, como algumas famosas usam as estampas de poás e se inspire nelas para montar seus looks.



Anos 50 modernos: Saiba usar estampas de bolinhas nos dias atuais

Sem mais artigos