Quem poderia imaginar que um hábito cotidiano de higiene e um simples toque na maquiagem poderiam apresentar riscos a nossa saúde? Mas segundo informações do “Daily Mail”, uma pesquisa feita por cientistas apontou que existe uma substância usada em batons e em cremes dental que pode causar problemas cardíacos e musculares.

De acordo com o estudo, o triclosano, um agente antisséptico presente nesses produtos, pode impedir que os músculos, incluindo o coração, recebam sinais do cérebro. Isso acontece porque o produto químico interrompe o fluxo de íons de cálcio, que traz os sinais elétricos do cérebro para os músculos.

O teste foi feito em ratos, que tiveram a função cardíaca prejudicada durante o teste. Em contra partida, outros especialistas no assunto dizem que não com o que se preocupar, afinal, os níveis de triclosano são seguros nestes produtos que consumimos. Eles ainda afirmam que as doses injetadas nos ratos foram maiores do que aquelas a que as pessoas estão expostas.

No entanto a química está sob investigação pela Agência de Proteção Ambiental dos EUA em meio a temores de que existam danos à saúde das pessoas. A Comissão Europeia diz que é legal para os seres humanos, mas seu uso continua sob avaliação. 

Batom e creme dental podem causar problemas cardíacos

Sem mais artigos