Depois da polêmica que a Urban Outffiters causou ao utilizar a palavra “Navajo” em peças de sua coleção, além de estampas e cores que fazem alusão à cultura indígena norte-americana, a marca resolveu tentar resolver a situação.

LEIA MAIS: Marca de roupas é processada por uso de imagem “obscena” e “provocante” de modelo de 16 anos

Mas não pensem que isso significa que eles suspenderam as vendas dos produtos. A marca tentou dar uma amenizada na polêmica e apenas mudou a descrição dos 23 que possuíam o termo “Navajo” em seu site. Por exemplo: um produto que antes se chamava “Navajo Hipster Panty” agora atende pelo nome de “Printed Hipster Panty.

Semana passada a grife foi acusada de racismo e apropriação cultural indevida do termo, pois a palavra Navajo é marca registrada da Nação Navajo e, portanto, não pode ser utilizada por marcas e empresas, já que seu uso sugere que os produtos foram produzidos pela própria comunidade. Um responsável da Nação Navajo pediu à Urban Outfitters que eles parem de comercializar os produtos.

Em carta aberta ao CEO da marca, a nativo americana Houstoun Brown disse: “Como uma mulher nativo americana, me ofendo pessoalmente com o racismo e a apropriação cultural indevida do termo para seu uso no universo fashion. Os produtos bregas que a marca vende são uma piada com a nossa identidade cultural única”, criticou. 

Alguém precisa avisar a marca que mudar o nome dos produtos, mas ainda continuar usando as estampas que fazem referência à Nação Navajo, não é necessariamente resolver a situação.



int(1)

Depois de polêmica, Urban Outffiters retira o termo "Navajo" de seus produtos