A designer Cecilia Valentine decidiu usar seu trabalho criativo como forma de protesto. A holandesa desenvolveu uma linha de joias tridimensionais com animais vivos. Batizada de “Fur is Alive” (“a pele está viva”, em português), a linha levanta a discussão da exploração dos animais na moda.

Ela utilizou pássaros e hamsters para fazer colares, pulseiras e tiarascom o objetivo de mostrar que os animais não precisam ser mortos para se produzir uma peça exclusiva ou minimamente interessante. A criação das joias foi o trabalho de conclusão de curso de Cecilia na Rietveld Academy, em Amsterdam, Holanda. 

Críticas

Defensores dos animais alegaram que o trabalho de Cecilia tinha requintes de crueldade. Ela rebateu garantindo à Agência de Notícias de Direitos Animais (Anda) que as peças não serão destinadas ao uso e que a coleção é uma tentativa de aproveitar a verdadeira beleza das formas naturais e expor a dura realidade da indústria de peles.

Cecilia ainda comentou que os animais foram muito bem tratados para a realização das fotos e das peças. Ela também garantiu que não pretende comercializar as joias. 

 

 

 


int(1)

Designer holandesa cria joias com animais vivos como forma de protesto