Fotos mostram modelos japonesas usando traje de banho em 1968


Créditos: reproducao

Quando se fala de gueixas, imaginamos mulheres com quimonos requintados, maquiagem marcante, sapatos de plataforma e penteados elaborados. A imagem da gueixa que se estabeleceu no imaginário popular é tão forte que é difícil imaginar essas mulheres de outra maneira. Mas algumas fotos de gueixas tiradas no século 19 revelam uma realidade bem moderninha para a época.

Consideradas o equivalente a supermodelos na cultura japonesa da época, as fotos mostram gueixas e maikos (aprendizes de gueixas) posando em trajes de banho em poses sensuais. De acordo com o fotógrafo e pesquisador Rob Oechsle (conhecido também por Okinawa Soba), que compilou estas fotografias das eras Meiji (1868-1912) e Taisho (1912 – 1926), não era incomum às gueixas e maikos posarem em uma variedade de figurinos.

“A partir de mais ou menos a década de 1870 até início dos anos 1920, as gueixas praticamente eram as donas do mundo da moda e posavam para fotos usando os mais variados tipos de roupa”, explica Oechsle. “Os fotógrafos precisavam de modelos equilibradas e bonitas que soubessem posar com todos de roupa e às vezes também sem roupa”, explica.

As imagens foram feitas em um período no qual a fotografia e os cartões postais começavam a se tornarem populares no Japão e no resto do mundo. A cor das fotos no entanto foi adicionada posteriormente.

Confiras as fotos na galeria acima!


int(1)

Fotos de 1868 mostram modelos japonesas usando trajes de banho

Sair da versão mobile