Em 2011 o personal trainer Sérgio Ribeiro procurava uma atividade diferente para motivar seus alunos a se mexerem mais. O pré-requisito era que o exercício pudesse ser realizado por qualquer pessoa e que fosse, acima de tudo, divertido. Foi aí que, inspirado pelo programa “The Amazing Race”, ele criou a “Corrida Cultural”

Na atividade, que é uma competição ao estilo gincana, participantes divididos em duplas recebem pistas para tarefas que devem ser realizadas. No ponto de largada, as duplas recebem as primeiras tarefas e uma pista que as direciona ao próximo ponto. No local, uma pessoa da organização as espera, confere se as tarefas foram cumpridas e em seguida as entregam as orientações para a próxima etapa. De ponto em ponto, os participantes cumprem as metas e a primeira dupla que chega ao último local vence a prova. 

Nessa brincadeira, são percorridos em média 5 km e os participantes mal percebem que se exercitaram por conta da gincana. O tempo médio da prova é de uma hora, no entanto, os competidores podem demorar mais tempo caso tenham dificuldades para encontrar uma pista ou cumprir alguma tarefa. 

“Além da prática do exercício físico, de quebra, os competidores ainda aprendem um pouco mais sobre São Paulo, pois todas as pistas e tarefas têm relação com a cultura e história da cidade”, diz Sérgio.

Para participar basta ter pelo menos 14 anos e uma câmera (ou um celular com câmera) nas mãos, pois a maioria das tarefas consiste em tirar fotos de pontos específicos da cidade. A atividade ainda pode ser realizada por quem não têm o hábito de praticar exercícios físicos, pois cada pessoa faz a prova no seu ritmo e pode escolher entre caminhar ou correr. “Como qualquer atividade física é necessário estar com a saúde em dia para participar”, explica Sérgio.

Corrida Cultural
11 de novembro às 10h na Avenida Paulista 
Valor: R$40,00
Horário: 10:00
Inscrições: contato@equipeduna.com 
Mais informações: www.facebook.com/equipeduna

Sem mais artigos