Muito criticada, campanha da linha de gênero neutro lançada em março pela Zara

Muito criticada, campanha da linha de gênero neutro lançada em março pela Zara

A discussão de gênero chegou à moda. E o mercado e as ruas já disseram que a tendência veio para ficar. Há várias coleções, marcas famosas no circuito fashion, como Gucci, Hermès e Saint Laurent, exibiram peças unissex na passarela. Entre as redes de fast fashion, a inglesa Selfridges tem linha especial batizada de “Agender”.

Linha agênero da rede inglesa Selfridges

Linha agênero da rede inglesa Selfridges

A Zara também lançou em março deste ano uma linha de gênero neutro.  Entre os looks de gosto bem duvidoso estavam calças sem corte e moletons cinzas. Claro que a gigante rede espanhola, que tem mais de 1.800 lojas pelo mundo, foi duramente criticada por sugerir que roupas sem gênero se parecem mais com “pijamas” sem graça. Mas, apesar da avaliação negativa do que se viu nas araras, o fato é que lojas que influenciam o streestyle estão de olho nesta tendência de comportamento. E, mais: o disputado mercado da moda também.

Mas, afinal, o que é moda agênero? Para começar, é um conceito fashion que nasce do entendimento que a roupa veste a pessoa e não o contrário. É a personalidade do consumidor que decide o que lhe cai bem e não a cultura de que os clientes são cabides esperando para serem vestidos.

Então, cada pessoa deve se vestir com o que bem entender sem ter que se encaixar em formatos de masculino ou feminino. Assim, a moda sem gênero trabalha para que não seja preciso se apropriar de peças de um destes destes dois guarda-roupas para encontrar o que lhe agrade. Na moda “gender neutral”, a separação de sexos não existe e as marcas criam e vendem coleções com estilo, corte, história e qualidade que não levam em conta a orientação, mas sim, a personalidade do consumidor final.

Moda sem gênero não é simplesmente sair com a camisa xadrez do namorado, por exemplo. É ir às lojas e não ter a camisa do namorado, mas sim encontrar apenas uma camisa que vista bem e é vendida para todos os públicos sem nenhuma separação baseada em sexo.

No Brasil e no mundo, o número de grifes que segue a tendência tem crescido. Listamos  9 delas. Confira na galeria:

9 grifes sem gênero que você precisa conhecer

A grife gaúcha é comandada pela dupla de estilistas Igor Bastos e Deisi Witz. Fundada em 2013, participa da Casa de Criadores e criar moda sem definir orientação sexual, idade ou raça para seus clientes. A grife veste famosos, como a cantora Anitta.
A grife gaúcha é comandada pela dupla de estilistas Igor Bastos e Deisi Witz. Fundada em 2013, participa da Casa de Criadores e criar moda sem definir orientação sexual, idade ou raça para seus clientes. A grife veste famosos, como a cantora Anitta.
Créditos: Reprodução

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Moda sem gênero é tendência fashion; conheça 9 marcas