Nem todo mundo consegue captar a verdadeira essência (ou conceito) daquelas tendências de moda que são pouco ou nada usáveis no dia-a-dia. Bom, a galera que compareceu ao Paris Fashion Week, nessa semana, com certeza sacou a “inspiração” que veio direto da Tailândia para as passarelas francesas. Quem surpreendeu dessa vez foi a grife Balenciaga, com a coleção “Outono-Inverno 2016/17”, assinada pelo estilista Demna Gvasalia. Nove modelos desfilaram na passarela com aquela que seria a nova “it bag” da marca: uma grande sacola listrada e colorida, como aquelas que vemos na feira.

Essas bolsas, na verdade, fazem o maior sucesso lá Tailândia e são chamadas de “sampheng bag”. Feirantes, compradores e outras figuras desfilam com essas gracinhas aí por feiras e mercados de rua, já que a bolsa consegue aguentar bastante peso e dá para encher de compras. O melhor é que um modelo desses custa menos de um dólar entre os tailandeses. Claro que tá muito longe do preço de uma Balenciaga, né, amigos?

Alguns fashionistas tailandeses sacaram a “inspiração” de Demna Gvasalia e imediatamente começaram a fazer piada com a nova “it bag” da grife. Agora queremos saber a sua opinião: sacola de feira ou tendência que vai custar os olhos da cara? Você fica com que lado?

Para uns, a brincadeira não teve tanta graça assim. Alguns tailandeses se preocuparam com a possibilidade de viajar para a França com as sacolas coloridas e serem acusados de comprar produtos falsificados na Europa. O Departamento de Propriedade Intelectual da Tailândia precisou divulgar um comunicado na imprensa que esse tipo de situação não atingirá os tailandeses.

“A bolsa de arco íris tem sido usada há muito tempo na Tailândia. Não é ilegal carregá-la pela Europa, já que não se trata de uma falsificação. Se alguém tem a intenção de copiar as bolsas da Balenciaga, irá repetir o mesmo material, estampa, formato e cores da original”, disse Nantawan Sakunkarn, diretor geral do Departamento.

Uma foto publicada por @cr_cream em


int(1)

Nova "it bag" da Balenciaga: tendência ou sacola de feira gigante?