Criado inicialmente para ser uniforme de trabalhadores, o macacão jeans se tornou um item adorado pela moda. Celebridades que vão de Rihanna a Carolina Dieckmann são fervorosas adeptas da peça que é uma boa pedida por ser democrática, confortável e também por oferecer diferentes modelagens para vários tipos de corpo.

História

Na década de 1930, as mulheres que trabalhavam em fábricas precisavam vestir macacões e acabaram tornando o uniforme uma roupa comum, para ser usada a qualquer hora. A origem do macacão remete ao século 19, quando apenas homens o usavam como uniforme, principalmente nas minas norte-americanas. O primeiro modelo surgiu pelas mãos de Levi Strauss, “inventor” da calça jeans, que só viria depois.

A modelagem foi sendo alterada ao longo dos anos 70 e 80, época em que os macacões deixaram de ser associados a uniformes de trabalho e migraram para a moda das ruas. Nos anos 90, se tornou febre entre os jovens, em especial aqueles influenciados pelo movimento grunge. 

Renovação

O macacão reaparece com uma infinidade de modelagens: curto, justo, calça comprida, pantalona, cropped, etc. Os materiais também se diversificaram e a gente agradece. O jeans não é mais duro e grosseiro. Dessa vez, as jardineiras existem em versões mais leves como sarja.

Os modelos estão super repaginados de calça mais ajustada ou boyfriend, shorts e saia. A peça fica com ares esportivo e descolado quando coordenada com elementos mais sofisticados como blazers e casacos pode montar um look que dá para ir trabalhar e esticar depois para um happy hour ou festa. 

 

 

Como usar

– Vá fundo e combine com regata, camiseta, camisa social, blusas de seda, cropped top e sobreponha com blazer colorido, casacos e jaquetas de couro;

– Nos pés: tênis, sapatilhas, slippers e até botinhas. É possível sofisticar o visual investindo na combinação com scarpins ou sandálias de salto alto.

– No corpo: acessórios com brilho como brincos, pulseiras e maxi-colares. Mas evite colocar tudo-ao-mesmo-tempo-agora;

– Bolsas: desde o modelo mochilinha até as quadradas e retangulares (mais clássicas) também fazem um ótimo case de sucesso;

– Um segredo para que o look fique alinhado (e você com a impressão de estar mais magra): dobre a barra do macacão até a linha do tornozelo e o problema está resolvido;

– Para não dar aquele visual de menino, escolha para a parte superior peças mais justinhas ao corpo. Mas não precisa parecer que foi embalada à vacuo, ok?!

Confira na galeria acima as celebridades que já aderiram à moda e maneiras criativas de usar a peça:

Saiba como usar a peça que as celebridades adotaram como queridinha

Sem mais artigos