A marca americana Urban Outfitters, que tem 140 lojas em oito países, acaba de se meter numa briga com os irlandeses. Ao divulgar a linha de roupas que será vendida em comemoração ao St. Patrick’s Day, a marca caprichou no estereótipo e estampou peças que foram consideradas ofensivas. 

Conhecidos por gostarem de uns bons drinks, os irlandeses não acharam nada divertido ver estampado em produtos da marca, frases como: “Beije-me, estou bêbado, ou irlandês, ou qualquer coisa”, ou o desenho de uma pessoa vomitando com a seguinte frase escrita: “Yoga irlandesa”.

 

Políticos e diretores de organizações irlandesas já estão mexendo os pauzinhos para tirarem os itens das prateleiras e enviaram ao CEO da marca, uma carta expressando sua indignação. 

“Ao vender e promover esses itens, a Urban Outfitters está apenas alimentando os estereótipos que muitos irlandeses-americanos, assim como o povo da Irlanda, trabalharam tão duro para dissipar. Nós entendemos que esses itens podem ter sido criados com a intenção de bom humor. E, como membros do Comitê de Assuntos Irlandeses, sabemos que os irlandeses e os americanos-irlandeses muitas vezes se divertem com humor auto-depreciativo e obtuso. No entanto, acreditamos que esses itens representam um passo muito longe, cruzando uma linha em estereótipos e difamação”, escreveram eles.

A Urban Outfitters frequentemente é envolvida em polêmicas. Ano passado a marca foi processada por danos morais e uso de imagens consideradas “obscenas” e “provocantes” da modelo Hailey Clauson de 16 anos, e também foi acusada de racismo por utilizar o termo “Navajo” em sua coleção.


int(1)

Urban Outfitters arranja briga com irlandeses por causa de nova linha de roupas