Veja a evolução dos materiais dos uniformes de futebol


Créditos: Getty Images

Nesta quinta-feira (12) o mundo inteirinho está em ritmo de Copa. Mas será que alguém já parou para pensar em como as coisas evoluiram no futebol, como por exemplo os materiais dos uniformes?

Para se ter uma ideia, nos tempos mais primórdios do esporte, os atletas usavam camisas de manga longa e gola polo, além de calções longos até o joelho. Para completar, tudo era feito com 100% de algodão, ou seja, muito mais pesado e uma suadeira danada. 

Chuteiras

Já as chuteiras, na década de 30 os jogadores corriam 90 minutos com botinas que chegavam a ter 550 gramas cada. No total, mais de um quilo e ainda com um material que não facilitava nada: madeira e couro. hoje em dia elas foram totalmente reiventadas tanto no design quanto na tecnologia. Por isso pesam em média 350 gramas.

Bola

Elas começaram a ser feitas com couro, costuradas a mão e chegavam a pesar mais de um quilo. Hoje, a bola tem no máximo 450 gramas e é feita de plástico. Ufa! Que mudança!

Por isso, graças a tecnologia esses materiais (camisetas, calções, bola, chuteira) se modernizaram e ajudam cada vez mais na melhor performance dos atletas.

O Virgula Lifestyle fez uma linha do tempo para você entender melhor como se deu essa evolução. Veja na galeria acima!

 


int(1)

Veja a evolução dos materiais dos uniformes de futebol

Sair da versão mobile