Você sabe a diferença entre cabelo seco e ressecado? Especialista mostra

Comumente confunde-se cabelos secos e cabelos ressecados, mas na verdade existem diferenças entre esses dois fatores. “É possível sofrer com os dois problemas ao mesmo tempo, resultando em fios com frizz, ásperos e embaraçados. Sendo necessário tratamento especializado para recuperar a saúde dos fios.” explica o tricologista, cabeleireiro e cosmetólogo Tharik Bonomo.

> Siga o novo Instagram do Virgula! Clique e fique por dentro do melhor do Entretê!

Cabelos Secos

Os cabelos secos surgem por falta de hidratação dos fios, principalmente pelo uso contínuo de chapinha que retira toda umidade dos fios deixando-os secos. Processos químicos não estão associados com os cabelos secos.

“Os cabelos secos também possuem um fator hereditário onde os fios podem ser naturalmente secos. Se suas glândulas sebáceas produzem pouca gordura, seus cabelos ficam sem brilho, opacos. As escamas dos fios se abrem facilmente o que torna os fios ainda mais vulneráveis.” esclarece o especialista Tharik.

Os cabelos crespos e cacheados, por exemplo, tendem a ser mais secos que os demais pela forma espiral e o excesso de volume, que impedem a oleosidade natural do couro cabeludo de chegar até as pontas.

Para esses tipos de cabelos, é bom apostar em tratamentos hidratantes que mantenham o equilíbrio dos fios. Cabelos secos precisam de hidratações semanais. Os produtos usados diariamente em casa também precisam ter essa propriedade hidratante, com shampoo e condicionador específicos para esse tipo de cabelo. É importante nunca usar finalizadores que contenham álcool na fórmula, como os em gel, pois ressecam o cabelo.

Cabelos Ressecados

Podemos dizer que o cabelo ressecados é um cabelo seco em pior estado, Suas cutículas são ainda mais abertas que a dos cabelos secos o que proporciona fios bem embaraçados.

Tratamentos químicos em excesso como relaxamentos, alisamentos, descoloração, luzes entre outros são normalmente as causas do ressecamento dos fios. Somando-se isso aos fatores externos e uso contínuo de chapinha e secador, os cabelos ressecados ficam ainda piores.

“Vale ressaltar que o ressecamento dos fios podem afetar qualquer tipo de cabelo, e esta diretamente ligado a rotina de cuidados que você atribui aos seus cabelos. Ou seja, se você possui cabelos oleosos e abusa do uso de chapinhas por exemplo, o mesmo passará para um cabelo ressecado ao longo do tempo.” explica Tharik Bonomo.

Esse tipo de cabelo foi adquirindo algumas características com o tempo, como por exemplo, estrutura frágil, arma facilmente, é áspero, embaraçado, possui frizz e pontas duplas. Em alguns casos, junto ao ressecamento, o cabelo também fica poroso e danificado, o que o deixa quebradiço e ainda mais frágil.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por & (@bonomosalon)

Você sabe a diferença entre cabelo seco e ressecado? Especialista mostra

Sem mais artigos